domingo, 13 de março de 2011

Sistema Nervoso: Uma visão geral

         As pessoas têm um sistema nervoso central (SNC), composto de cérebro e medula espinhal. Ao realizar as tarefas para as quais foi projetado (reconhecimento de padrões, racíocinio, abstração, uso da linguagem), o SNC é imensamente mais poderoso do que qualquer computador que já se tenha fabricado. Alguns cientistas de computador estimam que a capacidade total de processamento de dados do cérebro seja 10 trilhões de bits de informação por segundo. Estima-se que seja de um décimo da eficiência dos computadores da atual geração. ( E.H. Walker, 1981)

        O cérebro é o principal órgão de processamento de informações e tomada de decisões do corpo. Ao receber mensagens dos receptores, avalia os dados e faz os planos que guiam nossas ações. Além de governar o que escolhemos fazer, o cérebro gerencia muitas ações das quais temos pouquíssima consciência e controle. Ele integra funções vitais, como circulação e respiração. Supervisiona o atendimento das necessidades do corpo, incluindo alimentação e sono. Gerencia também o suprimento de combustivel. O cérebro é diligente em monitorar o ambiente interno, mesmo enquanto dormimos. Sinais dos sentidos misturam-se, modificam-se e são modificados pela atividade ininterrupta do cérebro. O cérebro, por sua vez, controla o que os sentidos trazem. Ele podepermitir acesso a certas mensagens sensoriais e bloquear outras.

        Considera-se a medula espinhal como uma extensão do cérebro. Ambos são muito similares. Porém a medula espinhal é mais simples em termos de uma organização e função. A medula desempenha uma série de funções. Atuando como intermediária, envia informações ao cérebro e recebe mensagens de cérebro. Além disso, integra e coordena dados sensoriais - sobre pressão, toque, temperatura e dor - enviados ao cérebro. A medula ajuda também a proteger o corpo contra ferimentos, servindo como intermediária de muitos reflexos. Reflexo é uma resposta muito rápida e involuntária a um estímulo em geral potencialmente perigoso. A medula espinhal está também envolvida em movimentos voluntários.