quinta-feira, 10 de março de 2011

Charles Darwin - e a teoria da evolução

       Charles Darwin (1809 - 1882) foi o primeiro cinetista a abordar seriamente a questão de porque as especies animais comportam-se de forma própria e exclusiva. Ele também estava interessado em explicar a aparência física das espécies.
      Darwin tinha boa formação em geologia e fizera explorações em áreas virgens em todas as partes do mundo. Suas observações detalhadas tornaram-no cético de uma crença então corrente: de que todos os seres vivos eram "produtos imutáveis de uma súbita criação" (Keeton, 1972). Darwin, ao contrario, sugeriu que os membros de uma espécie deviam sua aparencia e sua conduta a mudanças estruturais que foram gradativamente surgindo ao longo de muitas gerações.
        Em seu primeiro livro, A origem das espécies (1859), Darwin propôs que todos os animais descendiam de uns poucos ancestrais comuns e que esse processo levara milhões de anos. O principio da mudança gradativa e a explicação dos eventos que controlam essa mudança são conheçidos como teoria da evolução.

Fonte: Linda Davidoff

Áreas da psicologia...


BEHAVIORISTA
COGNITIVA
HUMANISTA
PSICANALÍTICA
OBJETO
Qualquer pergunta bem definida sobre o funcionamento de qualquer animal.
O funcionamento da mente.
Perguntas sobre a pessoa como um todo, experiência subjetiva, problemas significativos: o extraordinário e individual como também o usual e universal.
Personalidade normal e anormal (leis determinantes, aspectos inconscientes); tratamento de anormalidade.
OBJETIVOS PRINCIPAIS
Conhecimento, aplicação.
Conhecimento, aplicação.
Em primeiro lugar, ajuda e enriquecimento em segundo conhecimento.
Ajuda e conhecimento.
MÉTODOS DE PESQUISA ENFATIZADOS
Métodos e objetivos.
Métodos objetivos e introspectivos.
Respeitado o conhecimento intuitivo do observador; aceitáveis todos os procedimentos, mesmo os não-cientificos, como, por exemplo, o de análise literária.
Paciente: introspecção informal; analista: observação e análise.
POPULAÇÃO ESTUDADA
Todos os animais.
Principalmente pessoas.
Pessoas.
Pessoas (geralmente adultos em terapia)